segunda-feira, 23 de abril de 2012

É nesse planeta que você deseja viver? 



  • Poluição das águas




Uma das principais fontes de poluição do Brasil é a falta de tratamento de esgoto doméstico. E o problema é grave, já que, em 2004, apenas 48,8% dos domicílios brasileiros tinham acesso a rede de coleta de esgoto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE. Em algumas regiões como a Sul, a implantação de rede de esgoto não acompanhou o crescimento da população, como pode ser visto no gráfico abaixo.

A indústria, também uma das principais poluidoras das bacias hidrográficas brasileiras, localiza-se principalmente nessas cidades situadas na faixa próxima ao litoral, adentrando bastante ao interior no sudeste, tendo também forte presença nas capitais estaduais localizadas continente adentro.

  • Poluição dos solos

   A poluição do solo é definida pela adição no solo, de materiais que podem modificar qualitativa e quantitativamente as suas características naturais. A maioria dos resíduos sólidos provenientes de aglomerados urbanos, de actividades industriais e a utilização de fertilizantes e pesticidas para a actividade agrícola, que ainda é depositada no solo sem qualquer controle e tratamento.

Os solos são facilmente poluíveis, na medida em que estão sujeitos a uma ação mais imediata por parte do homem. Para se alimentar, o Homem derruba florestas, esgota os solos com agriculturas e pastagens intensivas, deixando-os desprotegidos e sujeitos à ação da erosão. Fertilizantes, pesticidas, lixo, substâncias radioactivas e tantos outros poluentes sao factores contaminantes do solo.




  • Poluição do ar

    A poluição atmosférica é um grave caso de saúde ambiental. É necessário que as autoridades de cada país façam monitoramentos constantes para medir a poluição do ar. Assim podemos reduzir significativamente o número de pessoas que sofrem doenças respiratórias e cardíacas e até de câncer de pulmão. A poluição do ar é provocada por vários fatores, como os gases escapados dos veículos. a fumaça de fábricas, queimadas em matas, fuligem das usinas de carvão, entre outros. 

    •   Polução sonora 

  Poucos sabem que esse tipo de poluição, apesar de não deixar resíduos e contribuir para o aquecimento global, causa danos a saúde como irritação e stress, dores de cabeça, arritmia cardíaca, surdez e IMPOTÊNCIA SEXUAL. A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas. O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.


  • Poluição radioativa 

     

 Radiação – efeito químico proveniente de ondas e energia calorífera, luminosa, etc. raios alfa e beta tem absorção mais fácil já os raios gama são mais penetrantes que os outros, já que se tratam de ondas eletromagnéticas.
  O contato continuo a radiação causa danos aos tecidos vivos, provocam leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição da expectativa de vida, mutações genéticas, lesões a vários órgãos, etc.

 É o aumento dos níveis naturais de radiação por meio da utilização de substâncias naturais e artificiais.
 - naturais – são substâncias que encontram-se no subsolo(petróleo e carvão)
artificiais – substancias não radioativas mas que nos reatores e aceleradores de partículas se tornam radioativas(urânio, tório,...)
 Provém de industrias, medicina, testes nucleares, carvão, radônio, fosfato, petróleo, mineração, energia nuclear, acidentes radioativos e acidentes nucleares.
 

  E agora? Quem são os maiores responsáveis por tantos desastres ambientais?


Como vimos o homem sempre esta participando direta ou indiretamente de ações que causam algum tipo de poluição, é importante conscientizar e mobilizar o cidadão para seu papel de agente transformador na construção da sustentabilidade da vida no planeta .


 






     VOCÊ PRECISA MUDAR E AGORA !!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário